loader image

serviços – vilamadeiras

exploração florestal e comércio madeiras

A partir da sede em Mangualde, da filial localizada em Vila Chã de Sá e das áreas florestais próprias (conta com mais de 400 hectares, distribuídos por todo o país) a empresa VilaMadeiras presta vários Serviços de Exploração Florestal e Comércio de Madeiras a entidades públicas (Baldios e Juntas de Freguesia) e parceiros privados, a nível nacional e internacional.

De entre os serviços, encontra as seguintes opções:

  • Compra e Venda de todo o tipo de madeira em bruto;
  • Corte, Rechega e Transporte de madeira;
  • Tratamento de todos os Sobrantes florestais;
  • Produção de Biomassa e Estilha;
  • Reflorestação de terrenos de entidades públicas e de privados;
  • Elaboração de Projetos Florestais.

Tem interesse num destes serviços?

Compra e Venda de todo o tipo de Madeira em Bruto

Efetuamos a Compra e Venda de todo o tipo de Madeira em bruto a privados e entidades públicas (matéria-prima localizada em propriedades pertences a Juntas de Freguesia ou Baldios, entre outros casos).

A empresa é especialista no Comércio de Madeiras, a nível nacional (para qualquer região de Portugal), mas também garante serviços para clientes que se encontrem no estrangeiro.

Corte, Rechega e Transporte de Madeira

Com a ajuda de equipamentos modernos de corte, máquinas de rechega e ainda camiões próprios para o transporte de madeira em rolo e triturada, a VilaMadeiras garante serviços de Corte, Rechega e Transporte de Madeira feitos com rapidez, qualidade e em segurança.

Após a descrição de todos os Serviços, apresentamos as máquinas e equipamentos que a empresa utiliza.

Tratamento de todos os Sobrantes Florestais

O que são sobrantes florestais? Quando ocorrem serviços nos terrenos e áreas florestais, alguns elementos até há pouco tempo ficavam nos solos e eram decompostos naturalmente. Este era o caso da rama ou dos cepos.

Atualmente, é obrigatória por questões fitossanitárias, a gestão destes sobrantes florestais, como forma de garantir a segurança contra incêndios e evitar a propagação de doenças da floresta através destes sobrantes.

A VilaMadeiras assegura a limpeza das áreas exploradas, fazendo o aproveitamento destas matérias-primas, que mais tarde são transformadas em Biomassa ou Estilha.

Produção de
Biomassa e Estilha

A partir da trituração dos sobrantes florestais, são produzidas a Biomassa e as Estilhas.

As duas são utilizadas para produzir energia, mas não só.

As Estilhas (pequenos pedaços de madeira com 3 a 10 cm), também podem ser usadas na agropecuária (para forrar cavalariças, aviários, currais, entre outras situações).

Reflorestação
de terrenos públicos e privados

Desde há 20 anos que a empresa VilaMadeiras aposta na reflorestação de terrenos privados e de entidades públicas e, inclusive, já investiu em mais de 400 hectares de áreas próprias, onde planta várias espécies autóctones portuguesas.

Há cerca de dois anos, iniciou uma experiência piloto de produzir algumas das árvores que planta.

Este processo segue a ideia da sustentabilidade ambiental, pois a empresa já não se revê na ideia de explorar a área florestal, mas também procurar implementar a estratégia adequada, que permite assegurar o futuro da floresta, logo do ambiente e da economia a ela ligada.

Elaboração de Projetos Florestais

A VilaMadeiras prepara Projetos Florestais para entidades públicas ou privadas, com o objetivo de valorizar os terrenos rurais e florestas. As soluções apresentadas potenciam a rentabilidade do património vegetal, protegem as áreas estudadas e definem a melhor estratégia para o cliente.

Se deseja recuperar uma área ardida, criar a cartografia do local ou avaliar o ponto de situação do seu investimento, entre em contacto agora.

Equipamentos e Máquinas florestais utilizadas

Os serviços acima descritos são feitos de acordo com todas as normas de segurança, qualidade e seguindo as boas práticas ambientais.

Para além disso, o mercado da Exploração Florestal e Comércio de Madeiras está sempre em constante atualização e expansão, pelo que a VilaMadeiras se mantém na vanguarda nacional.

A empresa investe regularmente na compra de Equipamentos modernos e em Máquinas Florestais adequadas. Todos os cuidados são mantidos, pois os colaboradores fazem a manutenção dos equipamentos e das máquinas, praticamente todos os dias.

A VilaMadeiras dispõe dos seguintes tipos de máquinas:

  • Máquinas de corte (Harvesters);
  • Diferentes tipos de Motosserras;
  • Máquinas de Rechega (Forwarders e Dumpers);
  • Máquinas de Surriba (Escavadoras de rastos e Bulldozers);
  • Pás Carregadoras;
  • Camiões equipados com grua;
  • Camiões equipados com semirreboques adaptados para o transporte de madeira.

Percorra a galeria seguinte e veja as fotos dos diferentes tipos de máquinas com que operamos nas áreas florestais.

Preencha o nosso Formulário de Orçamentos

Se precisa dos nossos serviços de Exploração Florestal ou Comércio de Madeiras, preencha este formulário com todos os dados solicitados, para em breve receber o nosso orçamento.

Escolha o tipo de serviço que deseja e envie-nos todos os pormenores possíveis, para assim o processo se tornar mais fácil, compreensível e ajustado às suas expectativas.

Tratamento dos seus dados

14 + 8 =

Contactos

Mangualde

Rua da Escola, Pinheiro de Baixo
3530-241 Mangualde

Viseu

Estrada Lagares Nº42, Vila Chã de Sá
3510-932 VISEU

Contactos

+(351) 232 957 106   |    geral@vilamadeiras.com

horário

Segunda a Sábado
09:00 -18:30